Veja como o requeijão foi desenvolvido no Brasil
Você sabia que o delicioso requeijão é uma invenção brasileira? A origem desse queijo cremoso remonta à época da chegada das primeiras famílias portuguesas ao País.
Muito usado na culinária brasileira, o requeijão é um ingrediente muito versátil, que agrada a todos os paladares. Ele pode ser usado em diversos pratos ou simplesmente para passar no pão ou torrada.
Você já conhece a origem do requeijão? Sabe a diferença entre esse produto e o cream cheese? Neste artigo, você vai saber um pouco mais sobre essa delícia tradicionalmente brasileira.
Saiba como surgiu o requeijão
O requeijão, como conhecemos hoje, nasceu no ritual do chá colonial servido nas casas dos coronéis. Em busca de agradá-los, as sinhás faziam disputas inventando receitas, o que serviu de incentivo para a criação desse produto.
Além disso, o requeijão era uma das formas de aproveitar o leite excedente, já que não havia geladeira. Assim teriam surgido as primeiras versões do requeijão cremoso.
No Brasil, o produto depois se tornou uma opção para a utilização de um subproduto do leite desnatado, que era descartado nas regiões produtoras de nata para a fabricação de manteiga.
Ele foi desenvolvido a partir de experimentos feitos em miniusinas na década de 1950, cujo principal produto era a manteiga. Como os fabricantes desnatavam o leite para produzi-la, sobrava o leite desnatado fermentado, que muitas vezes azedava. Os produtores descobriram então que se aplicassem calor ao produto, ele se tornava comestível, o que foi aprimorado com o tempo.
Embora nessa época o requeijão tenha se tornado um subproduto, com o aprimoramento em sua fabricação, ele se tornou um dos líderes no mercado brasileiro.
Veja a diferença entre requeijão e cream cheese
Apesar de parecidos e pertencentes ao mesmo grupo de laticínios, o requeijão e o cream cheese apresentam pequenas diferenças.
O requeijão é feito a partir do coalho, e muitas vezes, traz creme de leite, água e sal na sua composição.
Já o cream cheese, muito comum nos Estados Unidos, é feito a partir da coagulação do leite, utilizando-se o micorganismo Streptococcus Thermophilus. Geralmente, esse produto também traz leite em pó, conservantes, estabilizantes e gomas em sua composição.
Embora os dois sejam muito saborosos, os nutricionistas indicam mais o requeijão para consumo, por causa das fibras na sua composição.
Conheça o novo Requeijão Culinário Holandês
Recentemente, o Laticínio Holandês ampliou a sua linha de produtos com duas opções muito práticas e cremosas, voltadas para a culinária: Mistura de Requeijão e Amido (1,5 kg) e Mistura de requeijão e amido sabor cheddar (1,2 kg).
Rica em proteínas, a mistura de requeijão pode ser utilizada em diferentes receitas culinárias. As novas embalagens têm formato de bisnaga, maleável e muito prático de utilizar. Além disso, são recicláveis e amigáveis ao meio ambiente.
De sabor suave e textura pastosa, o produto é ideal para dar cremosidade a receitas e recheios de massas, pizzas e salgados que vão ao forno. Além do sabor tradicional, o lançamento também traz uma variedade com o sabor marcante e inconfundível do queijo Cheddar.
A mistura de requeijão e amido foi desenvolvida para ser utilizada como recheio em pizzas e salgados. A sua consistência mais encorpada impede que ocorra escorrimento durante o preparo, mesmo submetido a altas temperaturas.
Além de atender ao mercado de restaurantes, lanchonetes e pizzarias, esses produtos também são voltados para os consumidores que gostam de cozinhar e surpreender com preparos em casa.
Assim como todos os nossos produtos, a mistura de requeijão Holandês é feita de modo tradicional, com todo o amor e carinho da nossa família. Tudo isso para que ela chegue sempre cremosa e saborosa até a sua mesa e faça sucesso também com a sua!