Laticínios Holandês

Fique por dentro das novidades, siga-nos no Facebook e Instagram

Saiba como usar a nata, manteiga, iogurte e creme de leite na culinária

Saiba como usar a nata, manteiga, iogurte e creme de leite na culinária

Alguns derivados do leite, como nata, manteiga, iogurte e creme de leite, são muito usados não apenas nos lanches do dia a dia, mas também no preparo de receitas culinárias. Porém, muita gente fica em dúvida sobre qual é o produto mais adequado para cada ocasião.

Para facilitar a sua vida, elaboramos um miniguia com os principais usos desses ingredientes na culinária. Conheça as diferenças entre esses ingredientes e saiba como usá-los no preparo de pratos deliciosos.

Creme de leite fresco 

O creme de leite dá um toque especial aos pratos, deixando-os mais cremosos e apetitosos.

O creme de leite integral é o mais indicado para cozinhar, pois tem 48% de gordura e pode ser fervido sem talhar.

O creme de leite fresco pode ser usado para substituir os cremes de leite comuns em qualquer receita, principalmente nas salgadas. Outra grande vantagem é que esse produto não talha quando fervido (apenas se misturado a algo ácido).

O creme de leite fresco também pode ser batido para fazer chantilly, quando gelado. Basta batê-lo com uma batedeira até ficar espesso. Mas tenha cuidado para não batê-lo demais, pois pode virar manteiga.

Iogurte fresco 

O iogurte é um derivado do leite no qual o açúcar foi digerido por bactérias benéficas, gerando um produto espesso e de sabor ácido. Ele pode ser consumido puro ou usado em receitas para substituir o leite.

O iogurte traz maior acidez e umidade ao preparo, mas também mais peso. Esse produto é muito bom para molhos de salada e pode ser usado também para criar cremes semelhantes à maionese.

A recomendação é dar preferência ao iogurte sem sabor para receitas salgadas e molhos. Já aqueles com sabor são bem-vindos em pratos doces.

O iogurte pode ser usado, por exemplo, para engrossar receitas. Coloque um pouco de maizena (aproximadamente 1 colher de sopa para 250ml de iogurte) e acrescente aos poucos aos seus molhos.

Você também pode usá-lo para incrementar as saladas. Para isso, basta preparar um molho de iogurte, alho, pimenta, limão e orégano para temperar os vegetais. Esse molho fica bem leve, harmoniza com folhas verde-escuras e é rápido de fazer. Outra opção é misturar o iogurte com mostarda ou ketchup, limão e azeite. Vá misturando e experimentando. Capriche nos temperos  para criar o molho perfeito.

Ao fazer uma salada de atum ou frango desfiado, experimente substituir metade da maionese por iogurte. Ficará muito mais leve!

Além disso, você também pode preparar pães usando iogurte natural. Basta misturar ovos, farinha integral, iogurte, mel e um pouco de leite para fazer uma massa bem consistente.

Assim como sua versão tradicional, o Iogurte Natural Light Holandês é rico em nutrientes e vitaminas, mas com um diferencial a mais: tem 43% menos gorduras e muito menos calorias. Produzido com leite semidesnatado Holandês, ele não contém corantes, aromatizantes ou conservantes. Também não possui gorduras saturadas, colesterol ou carboidratos. Trata-se de um produto leve, ideal para quem quer perder peso e manter a saúde do organismo.

Nata

A nata é ideal para espalhar em bolos, preparar biscoitos, fazer chantilly mais denso e molhos encorpados.

Por possuir mais gordura, a nata costuma deixar os preparos um pouco menos aerados, mas mais fofos e úmidos.

Ela também pode ser usada pura, batida para fazer chantilly, e também serve para fazer manteiga.

A nata batida com cebolinho, pimenta, sal e um pouco de limão cria um molho delicioso agridoce para acompanhar batatas cozidas ou bifes.

A nata é também muito boa para criar suavidade e doçura em diversos pratos, como puré de batata, suflés, molhos ou sopas.

Essencial na produção de bolos e tortas, a Nata Holandês é uma das preferidas pelas confeitarias e indústrias alimentícias de Santa Catarina. Feita com o leite Holandês de ótima qualidade, tecnologia e segurança, o produto é conhecido pelo sabor e frescura.

Manteiga 

Nos pratos refogados, a manteiga é fundamental. Apesar de queimar fácil, por ter o açúcar e a proteína do leite, ela possui alto teor de gordura saturada, vitaminas A, E e K2 e traz muitos benefícios à saúde.

A manteiga pode ser usada para fazer uma sopa de legumes refogados, por exemplo. O certo é refogar os legumes na manteiga, em fogo baixo, para dourar sem fritar.

Para diminuir a instabilidade da manteiga quando submetida a temperaturas elevadas, basta usar um pouco de óleo vegetal misturado à manteiga para dourar cebola, alho e legumes. Desse modo, a manteiga fica mais estável.

No preparo de bolos, a manteiga auxilia na maciez pois impede que a rede de glúten se forme. A gordura envolve as proteínas da farinha, impedindo que elas se liguem entre si. Além disso, dá sabor à massa.

Consistente e cremosa, a Manteiga Holandês é feita do creme de leite (nata) padronizado, pasteurizado e maturado. Extraído de um plantel de gado selecionado, esse produto é feito com ingredientes frescos e naturais, sem a presença de corantes e  nem aditivos.

Como vimos, produtos como a nata, a manteiga, o iogurte, o requeijão e o creme de leite podem ser muito úteis na culinária, contribuindo para dar um sabor especial aos seus pratos.

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now