Saiba como harmonizar o queijo com o vinho
Queijo e vinho formam uma combinação perfeita. Porém, muita gente tem dúvidas sobre como escolher o queijo certo para cada tipo de vinho. Afinal, a harmonização não é uma tarefa fácil. O vinho deve ser capaz de realçar o sabor do queijo, criando a mistura de sabores ideal.
Mas você também pode variar os rótulos conforme os tipos de queijo. Neste artigo, vamos mostrar quais são as combinações mais indicadas para as diferentes variedades desses produtos. Confira!
Veja como escolher o queijo certo para cada tipo de vinho
O primeiro passo para uma boa harmonização é selecionar os tipos de queijo que você vai servir. Você pode separá-los de acordo com as diferentes texturas, maturação e tratamento. A seguir, daremos algumas dicas para você fazer a melhor escolha.
* Uma dica é pensar que existe um equilíbrio entre a gordura e a consistência do queijo e a acidez, tanino e corpo do vinho.
* Caso seja preciso escolher apenas uma bebida para acompanhar uma tábua de queijos, a melhor opção é o vinho branco. Por ser mais fresco, ele combina melhor com queijos, já que a presença de gordura no alimento é grande.
* A densidade e a intensidade do queijo e do vinho devem ser equivalentes, de modo que os sabores não se anulem. Queijos mais leves e moles pedem vinhos mais suaves. Já vinhos mais encorpados combinam super bem com queijos de textura mais dura.
* Queijos com maior teor de gordura casam muito bem com vinhos mais ácidos. Já queijos muito maturados, mais aromáticos e saborosos, pedem vinhos de igual intensidade.
* Queijos com muito teor de sal ou de sabor amargo tendem a tornar os taninos dos vinhos tintos mais perceptíveis e desagradáveis. Por isso, o ideal é servi-los com vinho branco ou espumante.
* O complemento dos sabores do queijo e do vinho é capaz de formar um terceiro sabor. Desse modo, ambos os produtos tem as suas qualidades ressaltadas, tornando-se ainda melhor quando acompanhado do outro.
Saiba quais vinhos harmonizam com cada tipo de queijo
Chegou a hora de escolher os produtos para montar a sua harmonização.
Brie
Combina com vinhos brancos, como o de uva Chardonnay, ou vinhos tintos mais leves, como Pinot Noir ou Merlot. Também vai bem com vinhos brancos frutados, como os Chardonnays e Chenin Blanc.
Camembert
De sabor e aroma mais intensos e toques terrosos, harmoniza muito bem com vinhos tintos leves, como Merlot ou Pinot Noir, ou com brancos, como os de uva Chardonnay.
Gorgonzola
Por seu sabor forte e salgado, sugere-se a harmonização por contraste, com um vinho mais doce para equilibrar, como o vinho do Porto ou um vinho branco de colheita tardia. Combina também com um vinho tinto e seco mais encorpado, como Malbec ou Cabernet Sauvignon.
Gouda
De gosto suave e uma nota adocicada no paladar, combina com vinhos leves, ácidos e frutados, principalmente das castas Riesling e Sauvignon Blanc. Vale acompanhar também com vinhos tintos mais leves, como Pinot Noir ou Merlot.
Roquefort
Queijo azul de sabor intenso, com uma casca natural muito saborosa. Para ressaltar o seu sabor, são indicados os vinhos chamados de sobremesa, mais adocicados, vinhos espumantes ou vinho do Porto.
Provolone
A melhor opção para acompanhá-lo são os vinhos tintos de corpo leve ou médio, com acidez acentuada para equilibrar a gordura, como Cabernet Sauvingnon, Merlot e Cabernet Franc. Também cai bem com vinhos tintos frutados e com estágios em carvalho, como Malbecs e Syrahs.
Gruyère
Salgado e levemente picante, ele vai bem com vinho tinto seco, com sabor mais persistente. Isso porque as notas frutadas e as nuances amadeiradas vão se encarregar de fundir os sabores do alimento e bebida de forma harmônica, onde nenhum dos dois deve se sobressair.
Por exemplo, vinhos frutados com taninos mais maduros, como os tintos Pinot Noir, Garnacha, Tempranillo e Languedoc-Roussillon. Vinhos brancos, como o Chardornnay, também são outras boas escolhas, já que o frescor da bebida pode contrastar com o sabor forte do queijo.
Parmesão
Maduro e de sabor intenso, com alto teor de gordura, pode ser acompanhado de vinhos tintos de corpo médio ou encorpados, como Cabernet Sauvignon e Barolo.
Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre os diferentes tipos de queijos e as suas características? Clique aqui!