Saiba como a homeopatia ajuda a melhorar a saúde das vacas
Tratamentos alternativos com o uso de homeopatia e produtos fitoterápicos podem contribuir para a redução da necessidade de recorrer a antibióticos e antiparasitários na pecuária de leite. A utilização inadequada ou indiscriminada de medicamentos convencionais aumenta as chances de propagação de bactérias e parasitas resistentes aos produtos veterinários.
A homeopatia, por sua vez, ajuda a melhorar a saúde animal e a reduzir o uso de antibióticos, diminuindo os riscos da resistência a medicamentos e de contaminação do meio ambiente.
Mas você sabe como a homeopatia pode ser usada na pecuária de leite? Conhece os seus principais benefícios? A seguir, vamos mostrar como esse método terapêutico pode contribuir também para a saúde e bem-estar animal. Confira!
Entenda o que é e como funciona a homeopatia
A homeopatia é uma ciência desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann há mais de 220 anos. Ela é utilizada para restabelecer o equilíbrio da energia vital e tratar uma infinidade de doenças físicas e psicológicas que afetam as pessoas. Além disso, a homeopatia também serve para tratar pragas e doenças em plantas e animais.
Diferentemente da alopatia, o tratamento homeopático tem o seu foco voltado para o paciente, e não para a doença. Esse método terapêutico fornece o estímulo que o organismo precisa para processar a autocura. Por isso, o paciente faz um tratamento sem agressões ao seu organismo. Outra vantagem é que o custo dos tratamentos homeopáticos é relativamente baixo.
Na pecuária, a homeopatia é usada para a prevenção de algumas doenças comuns no rebanho leiteiro. Os medicamentos homeopáticos são misturados à ração para diminuir problemas como diarreia em bezerros, carrapatos nos animais e fortalecer os sistemas imunológicos debilitados.
O tratamento homeopático também pode ser utilizado para o fortalecimento dos animais que passam por alguma intervenção terapêutica. Nesse caso, o medicamento homeopático age como um complexo vitamínico, melhorando a imunidade. Além disso, para prevenir a retenção de placenta, é usado um produto na forma de spray direto na vulva das vacas logo após a parição.
A homeopatia é utilizada ainda para tratar a diarreia. Uma pesquisa realizada em 2015 na Embrapa Pecuária Sudeste testou a homeopatia em bezerros de leite recém-nascidos até completarem 60 dias de vida. O tratamento mostrou-se eficaz para a diarreia. Cerca de 25% dos animais tratados com homeopatia não tiveram nenhuma ocorrência de diarreia no período do experimento.
Além do tratamento alternativo, boas práticas de manejo animal ajudaram a reduzir a diarreia no sistema de produção de leite do centro de pesquisa.
Saiba como os produtos homeopáticos são usados no Laticínios Holandês
Os produtores do Laticínios Holandês utilizam medicamentos homeopáticos para a prevenção e tratamento de doenças como a mastite, principal enfermidade nos rebanhos leiteiros.
O uso de medicamento homeopático ajuda a combater esse tipo de infecção sem o uso de substâncias agressivas para a saúde do animal ou do consumidor final do leite. Além disso, a homeopatia também pode ser ministrada preventivamente, pois contém substâncias que contribuem para o aumento da produção de leite.
Os produtores que fornecem leite para o Laticínio Holandês são incentivados a tratar os animais com produtos homeopáticos. Desse modo, eles conseguem reduzir o uso de antibióticos e carrapaticidas.
Além disso, as vacas do Laticínios Holandês não recebem hormônios e nenhum outro tratamento que possa prejudicar a qualidade do leite. Para garantir a qualidade do produto, exames são feitos diariamente em cada lote de leite que chega das fazendas.
Como vimos, a homeopatia vem sendo usada com sucesso no combate de doenças e para a redução do uso de medicamentos como antibióticos e antiparasitários no rebanho leiteiro.