Leite de saquinho x leite de caixinha: você sabe a diferença?
Uma das dúvidas do consumidor na hora de comprar o leite é sobre qual é a melhor opção de embalagem para o produto: o saquinho ou a caixinha longa vida.
Antes da comercialização, o leite precisa passar por tratamentos térmicos específicos, com o objetivo de eliminar contaminações por microrganismos causadores de doenças. A diferença entre o produto vendido em sacos plásticos ou em caixas está basicamente no processamento. A temperatura utilizada é o que determina um maior ou menor prazo de validade e também provoca algumas alterações no leite.
Neste artigo, vamos explicar as diferenças, vantagens e desvantagens entre esses dois tipos de embalagem de leite.
Leite de saquinho
Com capacidade para um litro de leite, o saquinho de polietileno é 100% reciclável, resistente e mais econômico do que o de caixinha. Além disso, ele preserva as propriedades originais do leite de modo mais eficiente do que a embalagem de caixinha.
O leite de saquinho pasteurizado é o leite natural, integral, desnatado ou semidesnatado que sofre tratamento térmico suave (72ºC de 15 a 20 segundos). Esse tratamento, conhecido como pasteurização, garante a destruição de bactérias patogênicas e conserva mais os nutrientes do leite, já que ele é submetido a temperaturas menores.
Com esse tratamento térmico, as vitaminas do complexo B sofrem menos perdas, as proteínas e açúcares do leite não apresentam modificações consideráveis e os lactobacilos benéficos permanecem vivos. Devido à pasteurização, o leite de saquinho pasteurizado não precisa ser fervido.
Outra vantagem da embalagem em saquinho é que ela é sustentável, pois esse plástico é totalmente reciclável. A sua única desvantagem em relação à caixinha é o período de conservação. O leite de saquinho deve ser mantido sob refrigeração, e tem validade de 3 a 5 dias. Após aberto, o produto deve ser consumido em até 3 dias.
Leite de Caixinha
O leite longa vida UHT (temperatura ultra-alta) é um leite homogeneizado que sofre um tratamento térmico maior (130ºC de dois a quatro segundos). Porém, esse processo destrói todas as bactérias do leite, tanto as patogênicas quanto as probióticas, que são benéficas para o nosso organismo.
Com essa temperatura, ocorre também uma perda bem maior de vitaminas do complexo B, assim como a alteração das proteínas e açucares a partir de reações químicas. Outra desvantagem é que o leite de caixinha utiliza conservantes e o produto apresenta uma pequena diferença de sabor.
A vantagem da embalagem longa vida em relação ao de saquinho é o tempo de prateleira. O leite de caixinha tem a validade de quatro meses em embalagem fechada e até três dias após aberto. Além disso, ele não necessita refrigeração enquanto estiver fechado.
Em ambos os casos, o leite é embalado em embalagens estéreis e hermeticamente fechadas, com o uso de equipamentos automatizados. Desse modo, evita-se qualquer contato externo com o produto e a sua contaminação.
O Leite Holandês é fresco e totalmente puro, sem aditivos, corantes ou conservantes. Fresco e natural, o produto é extraído de um plantel de gado selecionado de pequenos produtores de Santa Catarina. Para garantir a sua qualidade, o leite passa pela padronização da gordura e pasteurização, garantindo a segurança alimentar.
Saiba mais sobre o Leite Holandês aqui.