Entenda a importância do cálcio e do leite na menopausa
Com a chegada da menopausa, as mulheres precisam ficar atentas, pois a alteração hormonal acaba afetando a absorção da substância pelos ossos, o que pode provocar a osteoporose. Por isso, o cálcio é obrigatório nesta fase da vida.
Muito além da prevenção da osteoporose, o cálcio é um dos nutrientes fundamentais para o nosso organismo. Importante para a formação de dentes e ossos, ele também auxilia na contração muscular, na pressão arterial, na coagulação e na transmissão de informações dentro das células.
Mas você já sabe quais alimentos são as melhores fontes de cálcio? Neste artigo, vamos explicar a importância do consumo de leite nessa fase da vida da mulher. Confira.
Veja a importância do cálcio durante a menopausa
A menopausa influencia diretamente na perda de cálcio dos ossos. Isso porque as alterações hormonais dessa fase levam à diminuição do nível de estrógeno, que ajuda a proteger os ossos de forma natural. Desse modo, há uma desmineralização óssea mais acelerada.
Além disso, há uma grande redução na produção dos hormônios sexuais, que funcionam como reguladores de cálcio nos ossos. Como consequência, a mulher começa a perder de 1% a 2% de massa óssea ao ano. Portanto, quem entra na menopausa aos 45 anos deve prestar atenção aos cuidados para reduzir a perda de massa óssea e evitar a osteoporose.
Depois dos 50 anos, quando a mulher para de produzir o estrogênio, ela começa a sofrer osteopenia – queda na densidade óssea. Nessa fase, a estrutura óssea é mais frágil, pois o cálcio sai do osso com maior facilidade e o risco de desenvolver osteoporose é bem maior. A melhor maneira de evitá-la é consumir quantidades adequadas de cálcio desde a infância.
Saiba como reduzir os riscos de osteoporose
Para reduzir o risco de osteoporose, muitos médicos recomendam principalmente uma dieta rica em cálcio. Além disso, é indicada a ingestão de suplementos desse mineral e de vitamina D durante a terapia de reposição hormonal.
As mulheres que não fazem reposição hormonal precisam do equivalente a pelo menos 6 copos de leite diariamente para suprir a necessidade de cálcio do organismo.
Depois dos 65 anos, tanto mulheres quanto homens precisam de uma dose elevada de cálcio. Para suprir a necessidade desse mineral, deve-se consumir diariamente pelo menos o equivalente a 6 copos de leite.
Para conseguir consumir essa quantidade do alimento, uma sugestão é substituir a água pelo leite no preparo do arroz (uma porção de arroz e quatro de leite). Outras fontes para conseguir o cálcio necessário são os iogurtes desnatados e os queijos com pouca gordura.
Conheça os alimentos recomendados para ajudar na menopausa
A seguir, vamos listar alimentos importantes para quem está na menopausa e precisa de cálcio.
Leite
O leite e seus derivados são as principais fontes de cálcio, representando 80% de uma alimentação adequada em cálcio. O Leite Holandês é fresco e totalmente puro, sem aditivos, corantes ou conservantes. Fresco e natural, o produto é extraído de um plantel de gado selecionado de pequenos produtores de Santa Catarina.
Couve
Por conta do cálcio, os vegetais verdes-escuros, como a couve, também devem ser consumidos em abundância pela mulher que está nesta fase da vida. Também entram nessa categoria o agrião, chicória, espinafre e rúcula.
Framboesa e amora
Essas frutas contêm cálcio e também isoflavona, um fitoestrogênio que imita características do estrogênio – hormônio que a mulher passa a produzir em menor quantidade nessa fase. Elas podem ser consumidas em forma de suco ou in natura, que também contribuem para digestão e para o emagrecimento.
Como última alternativa, se esses alimentos não forem suficientes, também podem ser usados suplementos de cálcio para complementar a nutrição.
Além disso, a reposição hormonal, feita com acompanhamento médico, auxilia a passar por esta fase da vida com maior facilidade. Consulte o seu médico e veja se esse tratamento é indicado para você.