Conheça os diferentes tipos de queijo
O Brasil é o oitavo maior produtor de queijo do mundo e tem produtos de qualidade reconhecida internacionalmente. Existem no País mais de 70 tipos de queijo, alguns com origem bem brasileira. Muitos dos queijos produzidos aqui foram desenvolvidos durante o período colonial, por pequenos agricultores familiares. Outros foram criados no exterior, mas adaptados para o gosto nacional.
Mas você já conhece os diferentes tipos de queijo produzidos no Brasil? Neste artigo, vamos apresentar alguns dos principais deles e falar um pouco sobre a sua história.
Queijo Minas
O termo queijo Minas se refere a qualquer queijo produzido em Minas Gerais, seja qual for o local de fabricação ou o processo de maturação. No mercado, temos, por exemplo, o queijo Minas artesanal, padrão e frescal.
O queijo Minas artesanal é aquele produzido de modo tradicional nas fazendas mineiras, utilizando o leite cru. Ele passa pelo processo de maturação, que varia de região para região. Esse queijo surgiu em Minas Gerais durante o período colonial, passando a ser produzido industrialmente em 1880.
Já o queijo Minas Padrão é elaborado de modo industrial, seguindo uma receita mineira. Esse produto apresenta menor umidade e geralmente é vendido a meia cura, o que possibilita um período de validade maior.
Por sua vez, o Queijo Minas frescal é um queijo fresco de sabor menos intenso, produzido na Zona da Mata e no Sul de Minas. De massa crua e delicada, ele não passa pelo processo de maturação. Por isso, deve ser consumido em até 10 dias após a fabricação.
O Queijo Minas Frescal é saudável e muito saboroso. Produzido a partir de leite integral de alta qualidade, sem conservantes, aromatizantes ou corantes, é grande fonte de proteína, cálcio, zinco, potássio, fósforo e vitaminas A, B e D.
Colonial
O queijo colonial é feito de modo artesanal, normalmente em regiões serranas. Esse produto está diretamente associado à colonização da região Sul de nosso país. Tradicionalmente, ele era processado nos estabelecimentos rurais pelos pequenos agricultores familiares da região Sul.
O Queijo Colonial Holandês é um queijo de sabor marcante e textura macia. A tecnologia e segurança de produção, garante um produto saudável e delicioso. Com 30 dias de maturação, é perfeito para aperitivos e receitas à base de queijo.
Musssarela
Um dos queijos mais populares do mundo, a mussarela foi criada na região de Nápoles, no século 16. As primeiras mussarelas eram de leite de búfala. A sua massa fresca é amassada e esticada até ficar com uma consistência suave e flexível. Depois ela é moldada e conservada no próprio soro.
A versão com leite de vaca passa por um rápido cozimento, seguido de um período de três semanas descansando em local refrigerado, o que deixa o queijo mais fácil de derreter.
O queijo mussarela foi introduzido no Brasil com a chegada dos primeiros imigrantes italianos. De 1860 a 1890, primeiro ano republicano desembarcou 974 mil italianos no Brasil.
O Queijo Mussarela Holandês apresenta um equilíbrio perfeito entre sabor e textura. Ideal para pizzas, tortas e lasanhas, sua consistência e o fácil derretimento dão o toque de sabor necessário para qualquer prato à base de queijo. Sem conservante, corante ou aromatizante, o produto é totalmente natural e saudável.
Queijo Coalho
O queijo coalho é um produto tipicamente brasileiro. As suas origens remontam às primeiras fazendas no sertão nordestino, em meados do século 18. O seu processo de fabricação se baseia na coagulação da massa com o uso de coalho. A coalhada é coada previamente, depois prensada e salgada. Só então a massa é cortada e são aplicados os tradicionais palitos de madeira.
Uma das principais características desse queijo é a sua resistência ao calor, o que permite uma excelente performance ao ser assado ou grelhado em altas temperaturas. A sua consistência única faz com que fique tostadinho, sem grudar na grelha ou se desintegrar.
Ricota
Com 70% menos gorduras que os outros queijos, a ricota é um produto ideal para quem quer perder peso e manter a saúde. Além do baixo teor calórico, não contém sal, corantes, aromatizantes ou conservantes, e é extremamente nutritiva. Isso porque é produzida a partir do soro do leite, que retém cerca de 55% dos nutrientes do leite da vaca.
Provolone
Queijo de textura firme e compacta, caramelo escuro, com sabor forte e característico. Esse produto é defumado em estufa, o que o torna mais saboroso.
O grande diferencial do Queijo Provolone Holandês é o seu processo de defumação em câmara de fumaça natural. A fumaça da lenha deixa o produto com um sabor marcante e muito mais gostoso do que os defumados artificialmente. Pode ser servido puro, como aperitivo, assado, em pizzas, à milanesa ou em receitas de massas, entre outros.
Prato
Um dos queijos mais populares do Brasil, o queijo Prato possui sabor suave e massa macia, que combinam com qualquer refeição.
Produzido com corante natural à base de urucum, sem conservantes ou aromatizantes, o Queijo Prato Holandês é totalmente natural. Suave, macio, fácil de fatiar e derreter, esse queijo é perfeito para um bom lanche. Graças à tecnologia empregada na sua fabricação, tem a sua umidade controlada, o que deixa o produto mais seguro e aumenta a sua validade.
Parmesão
Esse queijo surgiu na cidade de Parma, na Itália, no século 16. Ele tem uma crosta externa de cor marrom-amarelada, dura e oleosa, e o interior que fica quebradiço com o envelhecimento.
Nas versões ralado, inteiro ou em cunha, o Queijo Parmesão Holandês tem um sabor marcante e textura firme. Esse queijo é perfeito para acompanhar massas e risotos. Graças aos 120 dias de cura que passa na câmara fria, o alimento fica ainda mais saboroso e saudável. Esse tempo de maturação deixa o queijo mais rico em proteínas e com menor quantidade de lactose.
Queijo Quark
O quark é um tipo de queijo fresco, branco, de consistência cremosa e levemente ácido, bastante popular na culinária de países europeus.
Muito apreciado pelos desportistas e por quem quer perder peso, o quark é um dos queijos mais saudáveis que você pode encontrar.
A sua composição não leva soro e tem um teor muito reduzido de gordura e elevado teor de proteína de alto valor biológico. Isso o torna uma excelente opção para quem pretende ganhar massa muscular. O quark também é um alimento rico em cálcio, o que contribui para a manutenção da saúde dos ossos.
Além dos queijos do Laticínios Holandes disponíveis no comércio, na loja do Laticínio Holandês também é possível encontrar outros produtos exclusivos. Entre eles, os queijos caseiros do tipo Colonial Defumado, Serrano, Montanhês, Gouda, Colonial Italiano, Parmesão (um ano de cura), Colonial Curado e Colonial Temperado.
Assim como todos os nossos produtos, os queijos do Laticínio Holandês são produzidos de modo tradicional. As receitas dos produtos são mantidas as mesmas desde a primeira geração da família. Tudo isso para que esses produtos cheguem sempre saborosos até a sua mesa e faça sucesso também com a sua!
Você gostou desse artigo? Quer visitar a loja do Laticínios Holandês e saber mais sobre os nossos produtos? Acesse aqui!
https://laticiniosholandes.