Laticínios Holandês

Fique por dentro das novidades, siga-nos no Facebook e Instagram

Conheça as novas tecnologias utilizadas na pecuária

As propriedades agrícolas estão sempre em busca de aprimorar os seus níveis de qualidade e produtividade para se tornarem mais eficientes e competitivas. Essa busca por diferenciais competitivos envolve soluções inovadoras e com níveis diferenciados de automação.

Em pesquisa realizada em 2019 pela Embrapa, o tema Robótica foi citado como uma das prioridades das demandas do setor por 38% dos produtores de leite entrevistados.

Na pecuária, a automação é usada não só em robôs de ordenha, mas também em raspadores automáticos, robôs capazes de alimentar as vacas, sistemas de pesagem eletrônica e sensores para a detecção de doenças.

 

Sintonize-se com o futuro

A cada ano que se inicia, novas tecnologias para a criação e manejo de vacas leiteiras são lançadas no mercado. Nesse contexto, cresce cada vez mais em todo o mundo o interesse das empresas pela pesquisa e desenvolvimento de novos insumos, máquinas e equipamentos agrícolas.

Segundo a Embrapa, as startups baseadas em tecnologia dos Estados Unidos aumentaram o seu número em 47% na última década. No Brasil, em 2016 foram identificados pelo menos 76 startups utilizando tecnologias de suporte a decisões, softwares para gestão, agricultura de precisão, equipamentos inteligentes e softwares.

https://www.embrapa.br/documents/10180/9543845/Vis%C3%A3o+2030+-+o+futuro+da+agricultura+brasileira/2a9a0f27-0ead-991a-8cbf-af8e89d62829?version=1.1

Além disso, verifica-se que o número de softwares e aplicativos para pequenos, médios e grandes produtores vem crescendo em escala exponencial. Essas tecnologias são voltadas para as mais diversas aplicações, como gestão das áreas agrícolas, manejo de rebanhos, cotação de insumos, previsão de clima, identificação de doenças, uso de defensivos, irrigação, código florestal e comercialização.

O controle preciso dos dados reduz os riscos da operação, otimiza a rotina de trabalho e aumenta a eficiência dos processos. Softwares e equipamentos modernos de controle de gado oferecem dados e margem de segurança na hora da tomada de decisões, com foco na eficiência e na rentabilidade do negócio.

A seguir, você vai saber um pouco mais sobre como está a tecnologia aplicada à produção de leite e quais são os principais equipamentos utilizados no setor. Confira!

Veja como funcionam os sistemas de alimentação automáticos

Os sistemas de alimentação automática permitem um aumento na frequência de distribuição de  alimentos em comparação com os sistemas de alimentação convencionais, que geralmente têm um cronograma de trabalho rígido, fornecendo ração apenas uma ou duas vezes por dia, e demandam maior uso de mão de obra.

Com um misturador de enchimento, mistura e distribuição, todas as vacas podem ser alimentadas várias vezes ao dia, sem que o pecuarista precise fazer o enchimento do misturador para que haja alimento suficiente. Desse modo, tempo e esforço são economizados.

Além disso, os sistemas de alimentação automática fazem o armazenamento e mistura de diferentes componentes da ração separadamente, e até mesmo a distribuição sobre a pista de alimentação.

Com o uso de torres ou silos profundos trabalhando em conjunto com o sistema, o criador não precisa se preocupar com o abastecimento do misturador até que o alimento contido neles se esgote.

Graças à identificação animal e ao alimentador automático, cada vaca pode ser tratada individualmente, dependendo do seu rendimento e condição física. O sistema permite ao produtor criar listas para rações individuais e racionar quantidades precisas, de acordo com as necessidades de cada animal.

A alimentação automática também aumenta o conforto da vaca, pois ajuda a evitar a superalimentação e subalimentação e também reduz a ocorrência de problemas metabólicos.

Conheça um sistema de alimentação automático

Os sistemas de alimentação automáticos possuem uma estrutura básica para o seu funcionamento. Os sensores fornecem as medições em tempo real, que são interpretadas pelo controlador e enviam sinal para o acionamento dos atuadores. Já os equipamentos de monitoramento utilizam sensor de localização via GPS, sensor de temperatura corporal e acelerômetro.

O MIX Feeder, por exemplo, equipamento da empresa GEA, funciona através de um sistema de trilhos aéreos. O equipamento fica suspenso, onde é acionado por um motor. Um recipiente carregado de ração se movimenta de piquete em piquete e uma rosca sem fim faz com que uma quantidade de alimento controlada pelo sistema automático caia de acordo com o programado para cada lote ou animal.

Os trilhos possuem chaves contatoras que enviam um sinal elétrico para o CLP, que identifica a posição do recipiente responsável pela alimentação dos animais e de acordo com a programação feita pelo programador. A quantidade de ração necessária para cada animal é fornecida por um mecanismo automático de abertura e fechamento da parte inferior por onde cai a ração.

Como vimos, as novas tecnologias estão presentes nos mais diversos setores da pecuária, tornando as tarefas mais eficientes, rápidas e automatizadas.

Quer saber mais sobre as novas tecnologias usadas na pecuária? Leia este artigo sobre o uso de robôs na produção de leite.

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now