Conheça alguns sistemas de identificação e controle dos animais
As novas tecnologias usadas na pecuária vêm transformando o dia a dia dos produtores. Prova disso são os sistemas de identificação eletrônica, aparelhos capazes de auxiliar o manejo do gado, aumentar o desempenho da produção e facilitar a gestão das fazendas.
No Rio Grande do Sul, o projeto “Vaca Conectada”, da Vetorial Tecnologia, desenvolveu um sistema de sensores acoplados a uma coleira de animais capaz de captar dezenas de informações sobre os animais.
Dados como a temperatura, movimentação e localização dos animais são lançados em nuvem. Desse modo, eles podem acessados remotamente pelo produtor, por meio de smartphones ou computadores.
Utilizando uma cobertura de sinal wi-fi, essas informações são enviadas para a nuvem, onde um software pode processar e gerar os dados em tela, para que sejam analisadas pelo gestor.
Essa tecnologia tem por objetivo aumentar a eficiência no campo, implementando redes de conectividade, sensores de automação, softwares de plataformas de gestão e armazenamento em nuvem.
Saiba como os colares podem controlar a ruminação
Outro colar para vacas, desenvolvido pela Allflex, é capaz de captar os sinais de atividade e ruminação dos animais e enviá-lo para um software de gestão. O software, chamado SenseHub, fornece aos gestores e ordenhadores ferramentas projetadas para ajudá-los a administrar as suas tarefas diárias e melhorar a lucratividade.
Com o uso do equipamento, é possível correlacionar a atividade com o cio da vaca, verificar o melhor horário de inseminação, encurtar o intervalo entre partos e acompanhar problemas de saúde, ofegação e estresse calórico.
O controle da ruminação pode ser um diferencial importante na quantidade do leite produzido. Isso porque a queda na ruminação pode indicar problemas como desconforto, estresse ou até mesmo doença, trazendo um impacto direto na produtividade.
O sistema da Allflex também controla e monitora a sala de ordenha, por meio da pulsação, medição e extração, coletando automaticamente dados sobre o status de cada vaca do rebanho. Em seguida, processa essas informações, apresentando-as em relatórios e alertas em tempo real.
Como vimos, o sistema de coleiras acopladas a sensores possibilita acompanhar informações importantes relacionadas ao manejo, à produção, ordenha e à saúde das vacas.
Quer saber mais sobre como a tecnologia é usada na pecuária? Veja este artigo sobre os sistemas de alimentação automatizados.